5 RAZÕES PELAS QUAIS O EXERCÍCIO BENEFICIA O SISTEMA IMUNITÁRIO

 

5 RAZÕES PELAS QUAIS O EXERCÍCIO BENEFICIA O SISTEMA IMUNITÁRIO

EMS FITNESS EXPERTS


Estamos já bem dentro do Inverno, a estação em que a tendência para adoecermos com virus respiratórios e afins, aumenta devido ao facto de estarmos mais tempo dentro de ambientes fechados. No entanto, um bom sistema imunitário, protege-nos de muito mais do que apenas gripes e constipações. Um corpo forte e saudável, é capaz de combater várias doenças físicas e mentais.

Veja quais são os 5 principais benefícios para a sua imunidade ao juntar exercício físico à sua rotina.

1. Reduz a inflamação

A inflamação é uma resposta normal do sistema imunitário que o seu corpo usa para lidar com patógenos ou toxinas.

O exercício moderado com períodos de descanso apropriados pode maximizar a eficácia da resposta imune inflamatória do seu corpo, diminuindo o risco de inflamação crónica.

2. Estimula a circulação de células imunes

De acordo com uma revisão de literatura científica de 2019, o exercício de intensidade moderada pode estimular a imunidade celular, aumentando a circulação de células imunes no seu corpo. Isso ajuda-o a preparar-se melhor para uma infeção futura, detetando-a mais cedo.

Os investigadores descobriram que realizar exercícios aeróbicos de intensidade moderada a vigorosa por menos de 60 minutos (uma média de 30 a 45 minutos) aumenta o recrutamento e a circulação das melhores células defensivas do sistema imunológico (2). Estas descobertas indicam que o exercício regular pode aumentar a atividade de defesa imunológica, tornando-o mais resistente à infeção e mais bem equipado para lidar com agentes infeciosos que já ganharam força no seu corpo

3. Ajuda a um melhor sono

A atividade física regular pode contribuir para uma melhor quantidade e qualidade geral do sono.

Esta é uma ótima notícia, pois, não dormir bem pode afetar negativamente certas partes do sistema imunológico bem como a recuperação

Algumas pesquisas apontam para um risco maior de infeção e desenvolvimento de distúrbios cardiovasculares e metabólicos devido à redução de anticorpos e à produção de citocinas inflamatórias em pessoas com uma quantidade modesta de perda de sono.

4. Diminui o risco de doenças metabólicas

O exercício pode reduzir os fatores de risco cardiovascular, prevenir ou retardar o desenvolvimento de diabetes tipo 2, aumentar o colesterol HDL (bom) e diminuir a frequência cardíaca em repouso.


5. Diminui o stress e outras condições mentais, como a depressão

O exercício regular pode oferecer um benefício protetor contra o stress – o que significa ajuda a lidar proactivamente com as causas do stress com mais resiliência e melhor humor

De acordo com algumas pesquisas, o stress e a depressão podem ter um impacto muito forte na função regular do sistema imunitário, levando a um estado de inflamação crónica que favorece infeções, e outro tipo de  doenças.

Comentários